sábado, 4 de setembro de 2010

Conversa de gente grande

A sabedoria pode estar em qualquer lugar e uma grande lição pode vir de uma fonte inesperada.
Em uma conversa na cozinha tomando a refeição pela qual tenho mais apreço. Eu tomando uma xícara de café preto, ela, uma caneca de cereal com leite gelado. Eu aproximo a xícara pra sentir o calor do café, o calor que tanto nos falta durante o dia.
De repente o silêncio é quebrado por uma tímida pergunta. Ela apóia as mãozinhas sobre a mesa, olha para o chão, ergue a cabeça protegida por um gorro de tricô feito à mão, e então me diz:
- Porque você está triste tia?
Quem diria. Ela notou.
- Não é nada. É só que tudo é muito difícil depois que a gente se torna adulto.
Ela faz uma pausa, toma mais umas duas colheradas e novamente se dirige à mim, Dessa vez muito certa do que vai dizer.
- Mas é difícil pra todo mundo tia. Não é só com você.Assustada com as palavras de alguém que se importou eu continuo.
- É, você tem razão. Mas não deveria ser assim. Poderia ser mais fácil.
- Pode. Mas a gente complica.
Entre colheradas ela me ensina uma grande lição.
- Já não sei o que eu faço, o que gosto e se gosto do que faço.
- Humm...
Ela pensa, abre a boca pra falar e desiste. Eu volto a acreditar que a conversa chegou ao fim e que realmente não há solução para o meu problema.
Então ouço:
- E quem pode decidir isso pra você?
E quem mais poderia?
A sabedoria pode estar em qualquer lugar e uma grande lição pode vir de uma fonte inesperada...


Me senti uma criança naquele momento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário