terça-feira, 31 de maio de 2011

Lição de casa

Quero aprender a não dizer mais nada
dizendo tudo o que puder haver,falando pouco em poucas palavras...

[Pullovers]



Ouço repetidas vezes as pessoas falarem: "Eu não sei porque me meto nesses assuntos. Tenho que começar a ficar quieto (a)."
E aí eu vos pergunto: Porque, afinal de contas, não fica? Não é isso que se quer? É simples, talvez se gaste menos energia para ficar quieto do que pra falar. Mas tem gente que não se aguenta. Quando é que irão aprender que "palavras ao vento são palavras ao vento e não pertencem a ninguém"?
Eu, por minha vez, fico quieta e acabo por sofrer as consequências das palavras de igual forma.
E ainda me perguntam se quero saber da última, se sei o que aconteceu com fulano, com ciclana.
Pois tenho uma notícia, uma novidade à todos vocês. Saibam que, tem muita coisa que, francamente - cá entre nós - não faço a menor questão de saber.
E a todos que gostam de falar sobre mim e sobre o que acontece com a minha vida, e se espantam com a rispidez dessas palavras e pensam que eu não poderia ter mudado tanto, à vocês eu digo que essa mudança que vocês notam é só a ponta do iceberg.
E, à vocês que não acreditam em minhas mudanças eu digo, que mudei muito, e não preciso que acreditem nisso, para que eu tenha mudado.
E por fim, àqueles que têm tempo para analisar e julgar o comportamento alheio saibam que, a gente nunca pode julgar o que acontece dentro dos outros.
Mas nem toda essa mudança soube me explicar o porque de as pessoas serem assim, comprometidas de corpo e alma com a vida dos outros. Surpresa! Na minha vida não acontece nada demais, sou normal, com medos, vontades, decepções, anseios como todas as pessoas. Sofro por amor, fico feliz com pequenas coisas, tenho amigos, tenho palavras ásperas, pessoas que me amam e outras que não gostam nenhum pouco de mim. A vida é isso minha gente, e quem está preocupado em cuidar da minha está perdendo a sua própria. Mas ainda é tempo de recuperar.
Achei muito legal o que me disseram sobre o fato de que "não há nenhuma razão para que um homem seja obrigado a expor sua vida para o mundo, pois o mundo não é capaz de entender certas coisas, mas com pessoas cujo afeto desejamos manter, é diferente" (*).




(*) Oscar Wilde.

2 comentários:

  1. ADOREI!

    Isso aí bi, ARRASA com esse povo que não tem mais nada pra fazer! Pé no saco, viu. Também já me peguei várias vezes pensando "Bah... perdeu a oportunidade de ficar quieto!", mas, fazer o quê? A parte difícil fica pra gente mesmo, que tem que se controlar, exercitar o equilíbrio, e tentar entender esses seres que dizem coisas desnecessárias... hahaha! Ou do contrário, não sobraria muita gente no mundo :D

    Beeeijos!

    ResponderExcluir
  2. hahahaha

    aaaahh... ainda bem que a gente não anda armada né miga... hahaha

    ResponderExcluir