sexta-feira, 20 de abril de 2012

Faça calor ou faça frio


Antes de começar o post gostaria de fazer algumas ressalvas:

Adoro o verão! Praia, sol, tomar sorvete, a cerveja é muito melhor, os barzinhos sempre mais concorridos e aqui em Foz o bom e velho tereré é sempre uma desculpa para encontros e conversas qualquer que seja a hora do dia ou da noite. Parece que no verão a cidade está mais viva.

Entretanto, amo mais que tudo a chegada do inverno. Mesmo que aqui na cidade ele sempre chegue junto com as festas juninas e dificulte a escolha do vestido de bolinha. Mas é uma magia difícil de explicar. Talvez porque o calor aqui seja bem rigoroso e faz a gente sofrer até com o mais potente ar condicionado. Pra mim, que tem de trabalhar com calça comprida, sapato fechado e jaleco de manga longa, a situação é desesperadora.
Então, acabo simpatizando mais com o inverno. Sei que ainda é abril, mas o outono tem misericórdia de nós e o clima ameniza...
Não sei se todas as pessoas têm isso, mas eu tenho uma imagem de felicidade. É complicado explicar, mas quando me vejo no futuro (e faço isso sempre), vem uma imagem à cabeça.

Uma rua longa, um dia cinzento e com muitas folhas secas espalhadas pela calçada. Calçadas largas e a grama que vem de encontro a ela é bem verde e aparada na medida certa. Árvores altas, alguns prédios e sempre, SEMPRE passo por um jardim e em algum banco vejo um casal alimentando os pombos. Começa a chover devagar e as pessoas correm para alcançar algum lugar seco. Eu sorrio. Observo os pombos voarem. O casal se abraça forte e levanta. Eu sigo meu caminho sorrindo, aperto o cachecol e a imagem se desfaz.
Nunca fui, mas imagino que se assemelhe à Nova York no outono... As pessoas caminhando, cada uma com seu estilo andando apressadas. Rápido demais para reparar na minha imagem de felicidade.
É preciso ter cuidado com o ritmo dos passos, ao passar por um momento como esse é preciso saber enxergar.

Um comentário:

  1. "É preciso ter cuidado com o ritmo dos passos, ao passar por um momento como esse é preciso saber enxergar."

    Hum...

    Agora sou eu quem esta pensativo.

    ResponderExcluir