segunda-feira, 16 de abril de 2012

A respeito do óbvio


Muitas vezes os nossos pedidos já estão acontecendo e a gente insistindo em esperá-los dia após dia.
Algumas decisões não precisam ser tomadas imediatamente, algumas pessoas não precisam estar onde nossa vista alcance, algumas dores não são nossas e acabei descobrindo que todas as preocupações ainda serão poucas e você acabará por escolher errado, magoar corações e muitas vezes esse também será o seu próprio.
Lembra quando éramos crianças, jovens e adolescentes e nossas mães quase que nos obrigavam a fazer da opção delas, a nossa?
Teimavam em nos colocar em cursos de violão, aulas de balé, canto e mil outras que pouco nos interessavam. Queríamos mesmo é brincar.
Mas o tempo passou, crescemos e agora a brincadeira é outra. Quem me dera se minha mãe estivesse aqui pra decidir por mim, e carregar nas costas o peso dessas escolhas todas que agora quase me esmagam.
O problema é que ao optar por um caminho, você terá que deixar tantos outros para trás. Esquecer nunca é fácil. E muitas vezes na vida você se vê em uma bifurcação, tendo que decidir qual caminho irá tomar. Por aí pode ser mais difícil. Ali a jornada é maior.

Mas no fim das contas onde é que vai dar?

Eis a grande questão.

Acho que as decisões são mais claras do que eu imaginava. Mas é lógico que o óbvio é difícil de ver e requer muita percepção.

4 comentários:

  1. Óbvio ou certo?

    As vezes esquecemos que nem mesmo a cor pode ser óbvia a todas as pessoas. Tentamos abstrair um mundo que se trata apenas de nossa percepção. Assim, o que lhe parece óbvio, a mim não o é, mas as vezes é, e pode ser também o invertido.
    Lembre-se, gato escaldado tem medo de água fria.
    Portanto tenha e de certeza, já que o certo é bem mais claro que o óbvio, que por sua vez pode ser incerto.
    Talvez seja esse o caminho mais claro, mesmo com muita percepção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim também serão o certo e o incerto, relativos para todo sempre.
      Quem poderá lhe dar essa certeza? Instáveis como somos não podemos ser muito certos de nada nessa existência. O que podemos fazer é optar, por isso ou aquilo e não pelo certo ou errado.
      E com certeza, toda e qualquer escolha, terão consequências mais além. E sendo esta, boa ou ruim, teremos que aprender a lidar com elas. Não somos portadores e acredito que nem exista uma verdade absoluta.

      Diferente esse comentário. Fico pensando sobre a origem dele... Me fez refletir e fará ainda por muito tempo...

      Comente mais vezes ;)

      Excluir
  2. Você está absolutamente correta. Em nossa concepção coletiva o certo e o incerto são relativos.
    Mas, eu me referia ao seu certo, ou seja, ao seu encontro com você mesma. Quando você possui isso, pode torna o seu óbvio certo às pessoas que lhe cercam.
    Valeu pelo diferente! O Anônimo comentará outras vezes.
    Continue escrevendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viiish, mais algumas horas sem dormir pensando sobre isso.

      "Pode tornar o seu óbvio certo às pessoas que lhe cercam"

      De repente o que eu achava que era óbvio já deixou de ser.
      E agora José? rs
      Mesmo eu pensando o tempo todo sobre tudo, ainda sou uma pessoa de poucas conclusões.
      Farei o próximo post menos filosófico, pra quebrar o gelo... hahaha

      Excluir