quarta-feira, 7 de março de 2012

Sobre viajar, escrever e ter coragem

Prometi que voltaria a escrever e tentarei manter os post's atualizados. Bom, se eu conseguir honrar com minha promessa provavelmente os assuntos se tornarão mais pessoais e os acontecimentos mais reais. Talvez eu me torne um pouco mais humana, normal ou até comum...
Com medo desse risco, hoje não falarei muito de mim. Falarei de uma pessoa que talvez tenha muito dela em mim e por isso acabe falando um pouco de mim também... Confuso? Pois é, também me perdi. Voltemos um pouco então.
Há alguns meses - no coração o tempo parece bem maior - uma amiga muito querida mudou para um pouquinho mais longe do que eu esperava. Sim, minha linda Paty está em Coimbra! E sempre que falo dela, estufo o peito e encho a boca de orgulho pra dizer que minha amiga está lá, estudando, conhecendo, sendo feliz!
E por muitas vezes eu quis ser espontânea e corajosa como ela.
Aí, de repente algo essa semana acontece e me faz ver as coisas um pouco diferente. É lógico! Como não vi antes??
Alguém do trabalho, entre um relatório e outro me chama e diz:

-Lembra de 'fulana'? Tá em Londres, vejo as fotos no facebook... Que inveja!! E eu aqui...

Poxa... inveja porquê? Lógico, todos querem conhecer lugares diferentes, pessoas novas, e deixar todos babando com as fotos publicadas. Mas peraí. O que faz dessa pessoa ou daquela mais feliz que eu?
Sempre sinto um pouco de revolta quando alguém faz um comentário desse tipo. Primeiro, porque ofende um pouco. Depois, porque, que diferença fará? Talvez essa pessoa não saiba aproveitar o momento. O sol se põe aqui como se põe debaixo da torre Eiffel, se você não pára pra desfrutá-lo aqui porque faria em outro lugar?
As pessoas realmente enxergam felicidade em coisas muito esquisitas...
Enfim, o que tento dizer é que não importa onde esteja. Mas sim o que você faz com isso, se isso te traz felicidade ou não é com você.
Alguns perseguem a felicidade, outros a criam. Preocupe-se mais com sua consciência do que com a sua reputação. Porque sua consciência é o que você é e sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, não é problema nosso... É problema deles. Brilha onde estiver, porque ser feliz não depende de mais ninguém e "o meu paraíso é onde estou"...
É claro, que conhecendo minha amiga e esse turbilhão de sentimentos que ela é, terão dias difíceis sim, saudade do que ficou longe... Mas terão os dias maravilhosos, as paisagens dignas de um quebra-cabeça da Grow. E ela sabe como viver isso, ah se sabe! E ela sabe também que cada um que a ama e se importa com ela, dará um jeito de se fazer mais presente.
Não sei quais são os planos da Paty, mas com certeza sei que ela aproveitará essa oportunidade como só ela sabe fazer e eu acompanharei cada suspiro agora, cada passo dela lá na cidade das escadinhas! ;)

Um comentário:

  1. Que arrepio, Mi! Me senti importante e fiquei super emocionada. Desde que eu cheguei aqui, me emociono cada vez mais fácil (eu já era uma manteiga, né, agora então...) Puxa, que bonito! A sua forma de escrever é um charme. E acho que você está cheia de razão: quando a gente valoriza certas coisas, elas podem ser especiais de qualquer lugar. Não é a Torre Eiffel que muda algo, é sempre de acordo com a nossa forma de ver. Em Paris eu fiquei muito surpresa e tinha muita vontade de chorar, porque cada momento interessava, cada folha, cada ponte, e olha que nem fazia um clima acolhedor, bem pelo contrário. Quando me mudei percebi de fato que dá pra ser feliz de qualquer forma, com o que se tem, com gestos, com palavras, lembrando de coisas boas... a mudança tem sido grande pra mim, e muitas vezes tem havido sofrimento, umas sensações que eu nunca tinha experimentado antes. Mas eu contorno quando lembro que há pessoas na torcida, ou à espera para um reencontro. E agora chega porque já estou chorando, tá bom?

    Te desejo muitas felicidades, e que o aprendizado das coisas ruins possa sempre ser maior. Que o sofrimento nunca bloqueie realmente as coisas, sabe? Que se possa aprender e voltar a ser feliz mesmo depois de um baque muito grande.

    Beijos! Nos vemos em breve, pode apostar... :*

    ResponderExcluir